segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Jornal O Globo coloca Paraíba entre os quatro estados em pior situação junto à LRF

Reportagem publicada no Jornal O Globo deste domingo coloca a Paraíba como um dos quatro estados nordestinos na “zona de risco” da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), significando que teriam causado “inchaço” nas máquinas estaduais. Segundo a matéria, dois em cada três governadores deverão concluir seus mandatos no próximo mês deixando um legado fiscal duvidoso. 

Em 2010, diz O Globo, eram dez os governadores na “zona de risco” no fim do mandato. Agora, são 17. A maior parte está no Nordeste (AL, CE, PB, PE, PI, RN e SE). Quatro são do Norte (AP, RO, TO e PA), três do Sul (PR, RS e SC) e três do Centro-Oeste (DF, GO e MT).

Nos quatro estados destacados pela reportagem, a despesa do Executivo com a folha de pagamento teria ultrapassado o teto permitido por lei, que é de 49% da receita corrente líquida do estado. Conforme o último relatório enviado ao Tesouro Nacional pelos governadores, referente ao período de janeiro a agosto, a despesa no Piauí chegou a 50,04%; em Alagoas, 49,8%; na Paraíba, 49,6%; e em Sergipe, 49,6%.

O levantamento feito pelo GLOBO constatou, ainda, que o problema atinge gestões dos principais partidos. PMDB e PSDB lideram o ranking com quatro governadores pendurados na LRF. Na sequência, aparecem o PSB (3), PT (2) e DEM, PROS, SD e PSD com um cada.

Fonte: ParlamentoPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário